...

...
Falar de coisas que eu não disse ainda não,coisas do coração!

quarta-feira, 7 de julho de 2010

20 anos sem Cazuza!

Hoje dia 7 de julho de 2010,faz exatamente 20 anos da morte de Agenor de Miranda Araújo Neto,mais conhecido como Cazuza. Eu sou suspeita a falar do Cazuza,por ser SIMPLESMENTE,EXAGERADA por ele.Inclusive o nome do blog, 'Insetos em volta da lâmpada',foi tirado de uma de suas letras. Pode-se dizer,que Cazuza com seu jeito abusado,despojado,ousado,livre e intenso de viver a vida,tenha cavado a própria sepultura. Más,deixou lembranças para sempre,por suas letras poeticas,por sua irreverência,até mesmo por ser bissexual e o primeiro brasileiro,no auge de sua carreira,assumir em público em um show,que estava tomado pelo vírus HIV(aids)."Escrevo numa tarde cinzenta e fria,trabalho para espantar minha solidão e meus pensamentos.Hoje assumi em público minha doença,estou mais leve,mais livre,mas ainda tenho muitos medos,medo de voar,de amar,de morrer,de ser feliz,medo de fazer análise e perder a inspiração,ganho dinheiro cantando minhas desgraças,comprar uma fazenda,fazer filhos,talvez seja uma maneira de ficar,pra sempre na terra.Poque discos arranham e quebram.Amor Cazuza". Cazuza tinha como lema,viver a vida intensamente e explorá-la,de todas as maneiras possíveis,ele dizia "Eu sou ariano.E ariano não pede licença,entra,arromba a porta,nunca tive medo de me mostrar,você pode ficar escondido em casa,protegido pelas paredes,mas você tá vivo e essa vida é pra se mostrar.Esse é meu espetáculo só quem se mostra se encontra,por mais que se perca no caminho"Cazuza. Cazuza preferiu viver dez anos a mil,do que mil a dez. Lutou contra a aids,de todas as maneiras possíveis,foi o primeiro brasileiro a tomar AZT(zidovudina),mesmo assim não adiantou,seus lindos cabelos cacheados,ficaram lisos,quando descobriu a doença pesava 68kg,em pouco tempo chegou aos 40kg,sua pele escureceu,pelo fato do AZT(zidovudina),ser muito forte."Os ignorantes são mais felizes,eles não sabem quando vão morrer,eu não,eu sei que eu tenho um encontro marcado.As pessoas esquecem o que precisam fazer,eu não posso me dar essa luxo,faço tudo caber nos meus próximos poucos dias,todas as idéias que eu teria,as pessoas que eu conheceria,o que eu fosse,se ainda fosse cantar,estou grávido,mais não posso esperar.O tempo não pára,e agente ainda passa correndo,eu fiquei aqui tentando agarrar o que eu puder.Ando fraco tenho um mundo ao redor,que agente nem percebe.Tó ficando magro e pequeno para as minhas roupas,sinto que estou reunindo minhas coisinhas,me concentrando,se eu pudesse guardava tudo numa garrafa,bebia de uma vez,penso no que vai ficar de mim,eu só sei insistir"Cazuza. Dizia para sua mãe(Lucinha Araújo),"Mãe aconteça o que acontecer,eu vou estar sempre por perto".No dia 7 de julho de 1990,morre Cazuza aos 32 anos,a sua luta pela vida,acabava ali. O Brasil perdeu um grande poeta,o seu caixão foi mantido fechado,durante todo o velório,sua mãe(Lucinha Araújo),não quis que fosse aberto,para todas as pessoas que ali estavam,tivessem a lembrança dele forte e saúdavel. Eu gosto muito desse 'cara',por suas músicas,o jeito querido e cativante e por sua intensidade de viver! Vida louca,vida breve, já que eu não posso te levar, quero que você me leve,leve,leve... "O amor é o ridículo da vida,agente procura nele uma pureza impossível,uma pureza que está sempre se pondo indo embora,a vida veio e me levou com ela.Sorte é se abandonar e aceitar essa vaga idéia de paraíso que nos persegue,bonita e breve,como borboletas que só vivem 24 horas,morrer não doí.Cazuza"

2 comentários:

  1. Isa Nicastro ( a caçula ) hahaquarta-feira, 07 julho, 2010

    quase chorei lendo seu texto!
    uma menina, além de espetacular, apaixonada por um magnífico e deslumbrante poeta eterno!
    hoje lembrei dos 20 anos sem Cajú, e desde manhã, ouço músicas dele sem parar, músicas que me levam a loucura, músicas que me deixam calma, que me excitam, que me entristecem, que me dão paz! músicas que eu canto decoradinho, certinho, em um eterno êxtase! músicas que eu até não conhecia, que foram gravadas em um cd para mim, e ouço desde ontem! como uma pessoa pode fazer com que, através da sua voz, de suas lindas palavras, de sua tonalidade, de seu caráter, mudem o nosso dia? eu ainda não sei a resposta! posso ser maluca porque reverencio esse cara, posso ser reverenciada por reverenciá-lo.
    só sei que nada sei!
    e a cada dia, ele me apaixona mais, assim como você amoree!
    te amo neném! sua prima, que morre de saudades, que adoraa seu blog, que te reverencia! não é preciso dizer o nome né? =)

    ResponderExcluir
  2. Ô meu amor eu te amo tanto,tanto!!!!Você é minha queridaa para todosempre amém!!! Ilove,love,love!!Obrigada pelo seu carinho e acima de tudo,agradeço a Deus por ter nos feito primas!! (S2)

    ResponderExcluir